4 Maneiras de aprender forró online

Updated: Oct 7

É possível aprender a dançar forró online? Qual a melhor maneira de fazer isso?



Sim, claro! A experiência vai ser diferente de uma aula presencial, mas você pode aprender bastante dessa maneira, do conforto da sua casa ou qualquer outro lugar que você esteja. Você pode fazer a qualquer momento e com qualquer instrutor de qualquer lugar do mundo. Isso se ele estiver produzindo conteúdo online ou estiver disponível para sessões ao vivo. Maravilhoso, não é?


O aprendizado online pode ter vários benefícios. Também é importante entender os fatores que influenciam a qualidade experiência que você vai ter enquanto aluno. Caso você tenha interesse, eu também escrevi um outro blog discutindo prós e contras de diferentes métodos de aprendizado (festas, aulas em grupo, aulas particulares e online - clique aqui para ler).


1. Assistir demonstrações e tentar imitar


Prós:

  • Vídeos de demonstração (ou danças em eventos variados) geralmente estão disponíveis gratuitamente no youtube ou mídias sociais.

  • Você pode assistir quantas vezes quiser.


Contras:

  • Você raramente poderá interagir e fazer perguntas para seus "dançarinos modelo".

  • Uma vez que não são aulas em si, apesar de poder ver o movimento, você não terá acesso a informações importantes e explicações que um professor te daria em uma aula.


Minha opinião: essa é uma ótima maneira para de inspirar, ver elementos gerais na dança de alguém que você admira e também escolher que tipo de movimentos/estilo você deseja aprender. Mas eu acredito que para aprender os movimentos em si, é muito mais eficiente você ter um professor te mostrando passo-a-passo e explicando detalhes importantes da técnica de cada movimento.


Nós temos vários vídeos de demonstração no canal do youtube do Forró New York que você pode assistir se quiser. (veja um exemplo abaixo)



2. Vídeo educacionais avulsos


Vários professores disponibilizam alguns vídeos educacionais avulsos gratuitos em suas mídias sociais, geralmente dicas de dança ou algum passo em específico.


Prós:

  • Muitas vezes é gratuito.

  • Você pode assistir quantas vezes quiser.


Contras:

  • Você raramente poderá interagir e fazer perguntas para o professor.

  • Como esses vídeos geralmente são avulsos e não muito longos, você terá somente um recorte do conteúdo.

  • Pode ser complicado dar continuidade ao aprendizado usando somente esse método, a menos que este professor tenha um grande acervo de vídeos disponíveis nesse formato.


Minha opinião: esses vídeos são excelentes para você conhecer um pouco do trabalho do professor e pegar uma dica ou outra, mas se você realmente está interessado em desenvolver sua dança como um todo, minha sugestão é você fazer uma aula ou curso completo com o professor que você gostar (seja online ou presencial).


Nós temos alguns vídeos desse tipo no canal do youtube do Forró New York que você pode assistir. (veja um exemplo abaixo)



3. Cursos online (completos)


Cursos de longa duração, preparados como um material pedagógico completo em tópicos específicos. (Geralmente esses cursos são pagos)


Prós:

  • Eles ficam disponíveis para você assistir quantas vezes quiser.

  • Você provavelmente terá a oportunidade de interagir com seu professor através de email ou mensagem.

  • É um curso completo que te guiará no processo pedagógico. Muito provavelmente você terá acesso a todas informações mais relevantes relativas do tema, técnica ou movimento específico do curso.

Contras:

  • Assim como as opções anteriores, você não terá a oportunidade de interação em tempo real com seu professor ou com outros participantes.


Minha opinião: Essa é uma das melhores maneiras para se aprender online, geralmente um bom custo/benefício.


Forró New York tem vários cursos disponíveis em diversos tópicos (clique aqui para mais informação). Veja um exemplo abaixo. (nossos cursos são em ingles)



4. Aulas ao vivo online


Aulas em tempo real trazem uma aura especial e trazem a possibilidade de interação. Assim como aulas presenciais, aulas online desse tipo podem acontecer tanto em grupo, quando no formato de aula particular.


Prós:

  • Você tem a possibilidade de interagir diretamente com seu professor e possivelmente com outros participantes.

  • Tem várias similaridades com aulas presenciais, mas sem o contato fisico.


Contras:

  • Depende da qualidade da conexão e outros fatores tecnológicos.

  • Pelo fato de ser ao vivo, pode ser que a qualidade do vídeo e som não seja tão boa quando opções gravadas.


Minha opinião: essa é a melhor opção se você está buscando interação com seu professor ou uma comunidade de forrozeiros.



Considerações finais


Sua experiência enquanto aluno vai depender muito da tecnologia que você disponível e da qualidade de produção utilizada pelo seu professor. Eu recomendo você ter isso em mente ao escolher suas aulas. Esses elementos - que não tem nada a ver com a dança em si - são fatores determinante para o tipo de vivência que você vai ter durante as aulas.


Eu recomendo que você assista as aulas em uma televisão ou outro dispositivo que tenha uma tela grande e um som bom. Uma aula mal gravada, assistida em uma tela pequena com som ruim - como um celular - vai resultar em uma experiênica não tão positiva quanto poderia ser. Em oposição, uma aula bem gravada sendo assistida em uma telona com caixas de som de qualidade vai ser quase como se você tivesse seu professor favorito dentro da sua casa.

É ótimo termos essas opções online hoje em dia! Elas não substituem os outros métodos de aprendizado presencial, mas são uma grande oportunidade de aprender a distância. Aulas online também são muito úteis como complemento para outras aulas e podem servir como tempo adicional de prática, sem depender de outras pessoas.


Dance online comigo! https://www.forronewyork.com/online-class


Sobre o autor

Rafael Piccolotto de Lima é apaixonado pelas artes, doutor em música e foi indicado ao Grammy Latino como melhor compositor de música clássica em 2013. Para ele todas as formas de expressão são de alguma maneira correlacionadas, gerando seu interesse e atuação diversificada; de fraque nas salas de concerto até sapato de dança no chão batido do salão. Nascido em Campinas, São Paulo, hoje ele reside a margem do Rio Hudson com vista para o sul de Manhattan.


Website: www.rafaelpdelima.com

YouTube Channel: www.youtube.com/rafaelpdelima

Instagram: www.instagram.com/rafaelpiccolottodelima/

Facebook: www.facebook.com/RafaelPiccolottodeLima/

44 views2 comments

Thank you for your visit!

  • Black Facebook Icon
  • YouTube - Black Circle

© 2017-2020 Forró New York

Created and edited by Rafael Piccolotto de Lima.