5 Dicas para aprender passos de forró no YouTube

Que forrozeiro que nunca viu alguém fazendo algum passo diferente e não teve vontade de aprender a fazer igual?


Hoje em dia nós temos grande acesso a vídeos de apresentações de professores ao final de aulas, workshops, festivais e outros eventos. Acesso a um conteúdo vindo de toda parte do mundo. E por que não aprender um pouco com isso?



O processo é de tentativa e erro, mas existem alguns princípios que podem te ajudar bastante, caso você não tenha acesso a um professor que possa te ensinar passo-a-passo.


1 - Identifique o começo e final do passo.


A maioria dos dançarinos experimentes acabam emendando de maneira contínua vários passos, mas é importante conseguir isolar cada movimento para o aprendizado e prática. O quanto mais curto e específico for o movimento, mais fácil vai ser para aprender. Se quiser aprender uma sequência com vários movimentos, eu sugiro que você separe essa sequência em partes para facilitar seu treino.


2 - Observe e entenda a marcação e contagem.


O entendimento do ritmo, pisadas e transferência de peso são algumas das coisas mais essenciais para a maioria dos passos de forró. Observe atentamente as trocas de peso e conte as pisadas no ritmo. Responda as seguintes perguntas:

  • O padrão de 3 pisadas do compasso de forró é mantido?

  • Tem alguma quebra de marcação?

  • Tem passos/pisadas/contagens adicionais?

  • Como que esse movimento se relaciona com as batidas da música?


3 - Identifique quais os movimentos essenciais para o passo.


Todos os passos tem uma estrutura básica, seja ela de deslocamento, de giro, de troca de peso ou qualquer outro movimento. Esses mesmos movimentos podem ter uma série de variantes e ornamentos. Ao aprender qualquer passo novo é importante focar nos elementos fundamentais do movimento para depois adicionar ornamentos de estilo ou variações. A simplificação de movimentos geralmente é uma opção inteligente quando estamos aprendendo algo novo.


4 - Observe e entenda como que ocorre a comunicação e condução.


A relação entre os parceiros e a comunicação não verbal que acontece durante a dança é importantissima para a realização de qualquer movimento. Você deve observar quais as semelhanças deste "novo passo" com outros que você já domina. Tente criar paralelos com outros movimentos e deduzir qual a condução ideal para a realização desse passo.


5 - Entenda como conectar esse novo movimento aos passos básicos.


Uma vez que você consiga executar o movimento, é hora de conecta-lo aos passos básicos do forró. Dessa maneira você poderá criar sequencias com outros movimentos que você já domina, incorporar esse novo passo ao seu repertório e usá-lo de maneira integrada na sua dança.

Conclusão


Esse processo de imitação, tentativa e erro é muito natural do aprendizado. Mesmo em aulas, passamos por um processo parecido. Acredito que todas as dicas desse blog também podem ser muito úteis para outros métodos de aprendizagem. A diferença é que durante uma aula os alunos geralmente tem acesso a uma série de informações adicionais que ajudam a acelerar a aprendizagem e prevenir certos erros. Comentários e críticas do professor também podem ser muito úteis para corrigir imprecisões naturais do processo de aprendizagem.


Se você quiser entender melhor as várias abordagens possíveis para o aprendizado do forró, veja também estes outros blogs:


Sobre o autor

Rafael Piccolotto de Lima é apaixonado pelas artes, doutor em música e foi indicado ao Grammy Latino como melhor compositor de música clássica em 2013. Para ele todas as formas de expressão são de alguma maneira correlacionadas, gerando seu interesse e atuação diversificada; de fraque nas salas de concerto até sapato de dança no chão batido do salão. Nascido em Campinas, São Paulo, hoje ele reside a margem do Rio Hudson com vista para o sul de Manhattan.


Website: www.rafaelpdelima.com

YouTube Channel: www.youtube.com/rafaelpdelima

Instagram: www.instagram.com/rafaelpiccolottodelima/

Facebook: www.facebook.com/RafaelPiccolottodeLima/


18 views

Thank you for your visit!

  • Black Facebook Icon
  • YouTube - Black Circle

© 2017-2020 Forró New York

Created and edited by Rafael Piccolotto de Lima.