top of page

Forró Online - Corpo e Mente Saudáveis em Tempo de Isolamento

Updated: Aug 6, 2021

Forró online? Forró a distância?

"Onde já se ouviu falar uma coisa dessas?"


Você deve estar se perguntando que loucura é essa, já que um dos grandes atrativos e prazeres inegáveis do forró é o fato de ser uma dança a dois. Mas, situações extremas pedem por alternativas criativas! Em meio à crise mundial de saúde pública com a circulação do Coronavírus, o jeito é dançar conforme a música... sozinho!


Rafael Piccolotto de Lima. Photo credit: Thais Aquino - www.thaisaquino.com

Não é novidade que muita gente busca recursos de aprendizagem e inspiração online e que, hoje em dia, é possível seguir muitos dos principais profissionais que são referência em suas áreas de atuação através das mídias sociais. Vídeos de apresentações, aulas e workshops demonstrativos são conteúdos recorrentes nas plataformas online. Nosso próprio canal no YouTube é um bom exemplo disso.


A tecnologia permite este novo tipo de interação, que em boa hora, se torna a melhor alternativa para não interrompermos nosso aprendizado e mantermos a saúde física e mental em tempos de quarentena, quando se é recomendado que todo contato físico seja reduzido. A dança - e as artes em geral - são uma ótima maneira de manter nosso corpo e mente ativos de maneira consciente.


Provavelmente você não vai ter aquele abraço gostoso que a dança a dois proporciona - a menos que more com seu parceiro -, nem vai poder interagir corporalmente, mas poderá exercitar sua criatividade, musicalidade e técnica.



Alguns profissionais do forró estão buscando alternativas online para continuar o ensino e a interação com alunos e comunidades forrozeiras. Este também é o meu caso: a partir desta semana, começo a dar aulas online em tempo real para substituir, momentaneamente, nossos encontros às quartas-feiras que foram suspensos. E a vantagem disso é que pessoas que normalmente não podem participar das aulas por morarem em outras partes do mundo agora terão a oportunidade de se juntarem a nós.



Se pensarmos também de maneira macro, é importante considerar que profissionais da arte autônomos, professores, músicos, dançarinos e performers de todo tipo são alguns dos mais afetados nesta situação de distanciamento físico. Então, a manutenção de aulas e eventos culturais/artísticos remunerados online assumem, além de todos benefícios aos participantes, também uma grande importância social na vida destes profissionais.


Agora, mais do que nunca, me comprometo a criar conteúdo para o canal no YouTube e outras mídias sociais. Faça um tour por lá! Aproveitem que já temos muito material gratuito disponível e estamos trabalhando para atualizar ao longo das próximas semanas!



Usem e abusem da criatividade durante esta nova experiência de reclusão em casa! Ouçam música, dancem, se mexam, se desafiem com coisas novas. Tudo isso ajuda nosso bem estar físico e mental e fortalece nosso sistema imunológico!


Escreva para forronewyork@gmail.com e faça parte desta história!

Visite a página das Aulas de Forró Online para mais informações.

 

SOBRE O AUTOR - Rafael Piccolotto de Lima é apaixonado pelas artes, doutor em música e foi indicado ao Grammy Latino como melhor compositor de música clássica em 2013. Para ele todas as formas de expressão são de alguma maneira correlacionadas, gerando seu interesse e atuação diversificada; de fraque nas salas de concerto até tênis no chão batido de dança. Nascido em Campinas, São Paulo, hoje ele reside a margem do Rio Hudson com vista para o sul de Manhattan.


Website: www.rafaelpdelima.com

Youtube: www.youtube.com/rafaelpdelima

Instagram: www.instagram.com/rafaelpiccolottodelima/

Facebook: www.facebook.com/RafaelPiccolottodeLima/

Revisado por Carolina Alvarez.

143 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page